Categoria: Gestão

Orçamento Rural: 05 erros no planejamento financeiro da fazenda

Data: 17/12/18

Autor: João Pacheco

O orçamento é uma importante ferramenta de planejamento e controle das operações de uma empresa. Ele permite que o produtor tenha uma série de informações sobre a saúde financeira do negócio.

A cada dia que passa, com margens de lucro cada vez menores e o mercado cada vez mais competitivo, fazer um planejamento financiero se tornou obrigação de todo pecuarista que quer impulsionar os resultados da sua produção e do seu rebanho.

A elaboração de um orçamento rural permite a definição de um plano anual de resultados a ser alcançado, assim dando ao produtor a possibilidade de fazer um acompanhamento comparativo periódico do previsto e do ocorrido.

No entanto, é muito comum ocorrerem erros em sua elaboração e implantação desse plano financeiro. Agora você vai conhecer os erros mais frequentes que pecuarista cometem ao fazer o orçamento rural e o que fazer para evita-los. Será que você comete algum deles? Vamos descobrir!

1 – Uso excessivo de tendências históricas na elaboração do orçamento

Em se tratando de qualquer elaboração de orçamento, o passado pode ser um bom predecessor do futuro. Porém o uso excessivo de dados históricos, sem as devidas análises, pode conduzir o processo de elaboração do orçamento ao erro.

Cada vez mais os negócios estão suscetíveis a novas tendências, utilização de novas metodologias e tecnologias, alterações sócio-culturais, político-econômicas e demais fatores e variáveis que acabam impactando diretamente no planejamento e na orçamentação.

O que fazer?

Além da análise dos dados históricos, levar em consideração no processo de orçamentação outras análises de mercado. Avaliações macro e micro ambientais de variáveis é um bom exemplo de análise que você pode fazer.

Observar as tendências futuras realizando, quando necessário, os ajustes devidos, também é uma boa prática.

planejamento de orçamento

 

2 – Aplicação linear de corte de gastos para todos os setores

A aplicação do corte de gastos linear na definição de metas nem sempre tem os efeitos esperados. Alguns setores tem lacunas maiores de produtividade e eficiência, enquanto outros já estão próximos do limite ou dependem de um orçamento mínimo para que a produtividade não seja afetada.

Além disso, muitas vezes o aumento dos gastos em determinados departamentos pode trazer maiores economias, como por exemplo, optar por obter uma equipe de compras eficaz, que consiga negociar melhores condições com os fornecedores.

Você sempre precisa lembrar que todos os setores existem por um motivo e que a harmonia entre os seus processos é que faz o sucesso da sua fazenda, então nada de secar o orçamento de um em detrimento do outro, certo?

O que fazer?

Realizar cortes orçamentários com base em uma visão sistêmica da empresa, que considere os impactos gerados nos diversos setores.

Para isso, é necessário analisar a realidade de cada setor, com o auxílio e a participação dos gerentes e supervisores para identificar lacunas de produtividade e oportunidades de corte de gastos, afim de se obter os resultados esperados

 

3 – Baixo envolvimento da empresa na definição de metas orçamentárias

Muitas vezes o processo de elaboração do orçamento fica restrito à participação da alta gerência. Isso é extremamente problemático já que, dentre outros problemas, pode fazer com que colaboradores desconheçam as metas.

Desse modo, também faz com que tenham visões fragmentadas do negócio e, por consequência, não se sintam totalmente envolvidos e ansiosos pelos resultados.

O que fazer?

Para que seja bem planejado, é essencial, considerando o caráter das informações, envolver o máximo de colaboradores possíveis na elaboração do orçamento.

Certo que os principais colaboradores, nesse quesito, são os que compõem as supervisões e gerências da empresa, pois são eles que conhecem as limitações e potenciais de suas áreas, mas não pare por aí!

Caso você não consiga ou ache que não deve debater certos assuntos com todos, depois de elaborado, o orçamento deve ser devidamente comunicado. Desta forma, promove-se um alinhamento geral das metas, contribui-se para visão holística do negócio e maior envolvimento das equipes.

planejamento

 

4 – Acompanhamento orçamentário ineficaz

Outro equívoco crucial que culmina em falhas na gestão orçamentária é a falta de um acompanhamento eficaz.

Entende-se por acompanhamento eficaz, aquele que permita identificar “desvios da rota”, analisar e atuar nas probleas a tempo de corrigi-los e garantir os resultados esperados.

Para esse acompanhamento não existe receita! A forma ou frequência com que o acompanhamento deve ser feito vai depender dos ciclos produtivos internos do negócio.

O que fazer?

Implantar metodologia de checks de metas periódicos e frequentes, essenciais para tratar das anomalias e promover planos de ações pontuais que permitam alcançar as metas almejadas.

5 – Inflexibilidade de ajuste orçamentário

Metas inflexíveis nem sempre são o melhor caminho a seguir quando se trata de uma gestão orçamentária eficaz. Algumas mudanças ambientais e/ou setoriais podem ser impactantes a ponto de justificar flexibilidades.

Caso contrário o orçamento pode engessar o negócio e conduzi-lo a resultados indesejados.

O que fazer?

Elaborar politicas de revisão conforme alcance de metas e periodicidade de revisões, desde que devidamente justificadas, aprovadas pelos responsáveis e preservados os respectivos históricos.

Isto pode garantir a sua empresa respostas rápidas e agilidade em se adaptar aos novos cenários, ou de angariar e aproveitar oportunidades antes não mensuradas.

Cabe ressaltar no entanto, a importância de um orçamento bem planejado, afim de que se reduza ao máximo a necessidade de alterações futuras.

Diversos equívocos podem ocorrer na gestão orçamentária de uma empresa. Os principais pontos para evitar as falhas estão vinculados à analisar minuciosamente os ambientes externos e internos da empresa!

Lembrando sempre de prezar pela participação do maior número de colaboradores possíveis no processo de orçamentação, controlar sua execução através de metodologias de acompanhamento e garantir-lhe certa flexibilidade quando necessário.

A Solução Total Prodap veio justamente, dentre outras soluções, para realizar todo o processo de orçamentação da empresa, treinando as equipes no processo e nas metodologias de acompanhamento.

Aliado a isso, a Prodap dissemina uma cultura de alta performance, que auxilia no desenvolvimento dos colaboradores e culmina na elevação da produtividade, engajamento das equipes e alavancagem dos resultados financeiros.

Já cometeu ou comete algum erro desse? Deixa pra gente aí nos comentários! Agora é a hora de mudar!

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